Marca Adobe Flash ActionScript 3

/ Tutoriais

Flash e ActionScript 3 – Entendendo o conceito de instância

Entenda o conceito de instância.

Para quem está começando a aprender Flash é difícil entender os conceitos de item de biblioteca e instância. Da mesma forma, pra quem está iniciando no mundo das linguagens de programação orientadas a objetos, é comum ter dúvidas relacionadas a diferença entre classes e objetos. Nesse tutorial, explicarei a diferença entre esses conceitos utilizando analogias a elementos reais.

Itens de biblioteca no flash são como classes nas linguagens de programação: eles representam coisas abstratas. Por exemplo, quando ouvimos a palavra “pessoa”, não conseguimos formar uma figura em nossa mente. Isso acontece porque a palavra “pessoa” não trás consigo uma definição concreta do que devemos imaginar, ela especifica um tipo de objeto (ou classe de objeto), que possui características pré-determinadas. Toda pessoa, por exemplo, possui uma altura, um peso, olhos, cabelo, etc.

Instâncias ou objetos representam a concretização ou personificação desses conceitos abstratos. Quando ouvimos a palavra “Silvio Santos”, conseguimos formar uma figura em nossa mente. Sabemos que ele é um pessoa, que possui uma certa altura, peso, cor de olhos, de cabelo, etc. Assim, podemos dizer que Silvio Santos (concreto) é uma instância  de pessoa (abstrato).

Os itens de biblioteca no flash são classes, elementos abstratos, que realmente só irão se apresentar em nosso projeto Flash se forem instanciados. Quando arrastamos um item da biblioteca para o palco estamos instanciando ele. O item que surge no palco é chamado de instância do item de biblioteca. Observe que podemos criar diversas instâncias a partir de um mesmo item de biblioteca. Cada instância poderá ter atributos (como por exemplo o nome) que irá identificá-lo, tornando-0 único.

Observe que, ao alterar o item de biblioteca, todas as instâncias dele serão alteradas. O motivo é um pouco óbvio: se alteramos o conceito, todos objetos que fazem parte daquele conceito também serão alterados.

Caso você queira entender um pouco mais sobre classes e instâncias (da perspectiva de programação) sugiro a leitura do tutorial Tutorial ActionScript 3 Básico – Objetos.

Em tutoriais futuros, mostraremos como criar instancias de itens de biblioteca através do actionscript 3. Isso é muito útil em diversas aplicações, como jogos, onde precisamos criar dinamicamente cenários, inimigos, projéteis, etc.

Um grande abraço e qualquer dúvida é só postar!



Arivan Bastos

Analista de sistemas, desenvolvedor Web e de games. Possui domínio de PHP, SQL e ActionScript 3. Possui conhecimentos avançados em Starling Framework, Corona SDK e Yii Framework. Atua na Virtualize na criação de sites, desenvolvimento de jogos, desenvolvimento de aplicativos mobile e desenvolvimento de aplicativos para redes sociais.