SnappingPixels

/ Design

Snapping Pixels e Illustrator

Mexendo com o Ilustrator

Quem nunca teve algum problema com o Adobe Illustrator? Por menor que seja, todos nós, alguma hora, podemos passar por essa situação crítica. Por isso, este artigo, aqui traduzido, pode ser muito interessante guiando qualquer um que tenha dificuldades com o softwre.

O artigo não remete a um tutorial, e sim, a um exercício elaborado por Mijin Mishes (www.mishes.com) podendo ser uma boa fonte de aprendizado para aqueles que gostariam de aprender mais detalhes sobre softwares gráficos para aperfeiçoamento de seu desempenho. Um ganho de rapidez e maior intuição na hora de executar alguma arte!

Recomendado!

Snapping Pixels no Illustrator CS5, todos os problemas resolvidos

“Ontem eu estava trabalhando em um novo artigo quando, de repente, meu amigo Zemechiel me pediu ajuda. Ele estava trabalhando em um novo ícone feito no Ilustrator e ocorreu um problema com alguns pontos âncora: ele simplesmente queria desloca-los 0.5 pixels para a direita, mas o programa estava teimoso e somente aceitava que ele os movesse em medidas inteiras. Eu chequei todas as opções (Snap to Pixel, Snap to Grid, Show Grid) e tudo estava aparentemente ok. Isso me tomou toda a atenção a fim de resolver esse impasse.”

Removendo todo o “snap” nas opções de pixel

Este rápido tutorial não quer dizer que vai mostrar como fazer pixel art, mas o oposto, como remover todos as opções “snap to pixel”, então você pode ter total liberdade enquanto trabalha nos seus projetos. Vamos fazer um arquivo qualquer onde poderemos avaliar todas as diferentes opções de snap.

- Abrindo um novo arquivo

As primeiras duas opções, quanto ao “snap to pixels”, aparecerão quando que você criar um novo arquivo. Primeiramente, nós temos um “preview mode”: essa opção define se você vai ver uma moldura de “pixel duro”, ou uma versão “overprint” (que evita que aquele contorno branco de pixels ao redor de formas pretas – K= 100). Devido à nossa busca por desligar todos as opções relacionadas a pixels, minha sugestão é deixar a opção “overprint” assinalada, considerando que isso não afeta tudo, na prática.

Como segunda opção, esta é realmente relevante para cumprir o nosso propósito, o de “Alinhar novos objetos ao grid de pixels” e você DEVE, neste caso, deixa-la ali, quieta, sem assinalar.

Ok, gente, depois que fizermos tudo corretamente, daremos uma olhada na opção principal que quase todos os designers conhecem, considerando o snapping no Illustrator. A princípio, vamos fazer algo como esse triângulo com zoom de 6400%:

Como fica com “pixel” marcado

Como fica com o overprint marcado

Esse objeto, o triângulo aí acima, nos servirá como um modelo para entendermos como as diferentes propriedades de snapping afetam um elemento no Illustrator.

Opções de “Snap”

Agora, vou mostrar como as duas opções de snap podem afetar um elemento. Vamos ver na figura abaixo como você pode encontrar a localização dessas opções.

- “Snap to Grid”

Vamos experimentar a primeira opção chamada “Snap to Grid”: esta opção alinha cada objeto que você desenha no grid do Illustrator (não confunda com “align to pixels”). Ativado isso e usando a ferramenta de seleção direta (a tal da seta branca), selecione os dois pontos âncora do lado esquerdo do nosso objeto.

Agora aperte a seta da direita do seu teclado para deslocar os pontos âncora. Você, então, perceberá que, como padrão, os pontos âncora serão alinhados ao grid.

Então essa pode ser uma das razões pela qual meu amigo estava encrencado. Ele estava usando o teclado. O que você precisa fazer é ir para Object > Transform > Move (atalho: Shift + Ctrl + M) e do menu que irá aparecer, você pode ajustar a quantia de pixels que quer deslocar os pontos âncora.

E agora você pode deslocar o ponto âncora à distâncias menores do que 1px. Isso provavelmente responde à sua questão, mas, se não, podemos então dar uma olhada numa ultima alternativa.

- “Snap to Point”

O que esta opção faz é que toda vez que você fizer um novo objeto de vetor, você o coloca entre o limite de 2 pixels de uma linha de grid, isto alinha ao pixel mais próximo do grid. Você ainda pode mover seus objetos em menos de 1 pixel acessando a “move option”, como anteriormente demonstrada, mas esqueça sobre move-lo manualmente ou através do teclado.

E é isso. Agora você sabe como remover todos as “snapping options” do Illustrator. Espero que isso tenha sido útil para todos vocês.

- Bonus

Se você esqueceu de desmarcar a opção “Alingn New Objects to Pixel Grid” no começo deste artigo, você sempre poderá acessa-la ao usar o menu de transform.

Quando se está trabalhando com “pixel preview”, seus objetos tenderão a parecer um pouco desfocados. Para corrigir este problema, vá em Edit > Preferences > General, ou ctrl + k, e desmarque a opção “Anti-aliased work”.

Com Anti-Alising

Sem Anti-Alising



Rodrigo Passos

Ilustrador e Designer estagiando na Virtualize Soluções Criativas. Graduando no curso de Design e Programação Visual pela UFBA - Universidade Federal da Bahia. Atua com a arte-finalização e conceitos de Jogos Eletrônicos em plataformas variadas, além de web-sites, blogs e branding. Fanático por Illustrator, Design e Chrono Trigger.