Capa

/ Tutoriais

Efeito de água no Photoshop

Tutorial passo-a-passo

Neste tutorial vamos mostrar o passo-a-passo de como fazer a água presente nessa ilustração usando o Photoshop. Devo dizer que se trata de um tutorial simples, usar uma tablet ajudaria bastante no processo,  mas caso não tenha uma, o tradicional “ratinho” não te deixará na mão.

 

Passo 1

Desenhe os jatos de água em formas fechadas usando a Pen Tool com 75% em Opacity.

 

Passo 2

Acesse a Layer Styles e selecione Inner Shadows. Use o Multiply no Blend Mode, azul (#194bbe),  52% em Opacity, 90º em Angle, 11 pixels em Distance e 21 pixels de Size.

 

Passo 3

Selecione o Inner Glow, use o Screem no Blend Mode, coloque 59% em Opacity e branco na cor, marque Edge em Source, 79 pixels em Size e 50% em Range.

 

Passo 4

Selecione o Bevel Emboss, com Inner Bevel em Style e Smooth em Technique, 100% em Depth, acione Up em Direction, 5 pixels em Size, 90º em Angle, 48º em Altitude, Screem em Highlight Mode com 100% e  Multiply em Shadow Mode com 18% de Opacity.

 

Passo 5

Selecione o Gradient Overlay, e faça a transição do azul (#34b4d4)para o branco, com 90% em Angle.

 

Passo 6

Usando uma Elipse Tool, vamos criar o conteúdo da fonte.

 

Passo 7

Novamente no Layer Styles, selecione o Inner Shadow com o Blend Mode em Vivid Light, 60% Opacity, 96º Angle, Distance em 12 pixels, Size 21 pixels.

 

Passo 8

Selecione o Gradient Over, faça a transição do azul(#81c5d3)para o branco, Linear, 117º Angle, Scale 150%.

 

Passo 9

Importe essa imagem de água abaixo, deforme com Free Transform, suavize as bordas e elimine os excessos externos e internos para que a imagem se adapte bem ao espaço reservado ao conteúdo da fonte.

 

 

Passo 10

Deixe a imagem em grey scale, vá em Image>Adjustments> Desaturate.

 

Passo 11

Uma vez acima da layer correspondente à água, troque o Blend Mode da Imagem para Overlay e em Opacity coloque 70%

 

Passo 12

Agora voltamos para a água do esguicho. Desenhe formas sinuosas sob o esguicho, para simular volume e os reflexos da água, alternando entre azul escuro(30b6a6e)com o Blend Mode em Multiply, 30% de Opacity e branco com 60% em Opacity.  Em seguida converta-as em Smart Objects.

 

Passo 13

Embace as formas usando o Gaussiar Blur, Filters>Blur>Gaussian Blur, com Radius de 3 pixels.

 

Passo14

Com a Pen Tool, desenhe no final do jato uma forma sinuosa com pontas arredondadas, como um splash de água. Em Layer Styles, vá em Gradient Overlay e faça a transição do azul presente no conteúdo da fonte(escolha entre os tons mais próximos da forma de splash) ao branco, escolha em Style a opção Linear e 90º em Angle. Esse é o Splash1.

 

Passo15

Duplique o Splash1, coloque 0% em Fil, abra novamente a Layer Styles, modifique no Gradiente Overlay o posicionamento do branco e coloque o azul com zero em Opacity. Desloque para baixo o  Splash2 de forma que a parte superior do Splash1 apareça sutilmente.

 

Passo 16

Duplique o Splash2, novamente em Layer Styles, desmarque Gradient Overlay e marque Bevel Emboss , em Style escolha Inner Bevel, Smoth em Technique, Depth 100%,  selecione Up em Direction, 7 pixels em Size, -101º em Angle, 64º em Altitude, em Highlight coloque 0% de branco, em Shadow Mode de cor azul (#728ab3)  selecione Multiply com 75% em Opacity.

 

Passo 17

Converta o Splash 3 em Smart Object e Rasterize-o para poder eliminar os excessos com a Erase Tool.

 

Passo 18

Una os 3 splashes com Marge Layers, suavize com a Erase Tool a parte inferior do splash , depois vá em Filters>Blur>Gaussian Blur e coloque em Radius 0,5 pixels.

 

Passo 19

Ainda com a Erase Toll, você pode deixar o splash mais interessante, modelando alguns contornos.

 

Passo 20

Com a Pen Tool, desenhe gotículas acima do splash, como espirros de água. Em Layer Styles marque Bevel Emboss, em Style escolha Inner Bevel, Smoth em Technique, Depth 100%, selecione Up em Direction, 5 pixels em Size, 2% em Soften,  66º em Angle, 37º em Altitude, em Highlight selecione Screem e coloque 100% de branco, em Shadow Mode, cor azul (#083542)  selecione Multiply com 24% em Opacity.

 

Passo 21

Selecione Gradient Overlay, coloque os dois pontos em branco, o ponto branco que corresponde a parte mais fina da gotícula deve ficar com 0% em Opacity, no final coloque 0% em Fil. Repita o mesmo processo para todas as gotículas.

 

Passo 22

Novamente com a Pen Tool, desenhe alguns contornos na água para determinar pontos de luz mais fortes com branco e mais fracos com um tons de azul claro presente no esguicho.

 

Passo 23

Com a Pen Tool, desenhe uma silhueta para a sombra do splash e em seguida suavize usando Gaussian Blur com Radius de 2,4 pixels. Troque o Blend Mode pra Overlay.

 

Pronto! Com um jato feito, basta repetir o mesmo processo com o outro. Pra alegria dos pássaros! =D



Paulo Daniel Lima