CapaPost

/ Design

Fontes no Illustrator…

... e seus problemas resolvidos!

Olá, gente! Como estão todos vocês?

Atire a primeira pedra quem aqui nunca ficou um pouco frustrado no momento em que navegou pela caixa de fonte do Illustrator. Esta trava em alguma fonte, ou nos joga lá pro final da lista e isso é de tirar a paciência de um monge, não é mesmo?

Pois bem, certa feita estava trabalhando num logotipo e me surgiu tal problema. Então, parei pra pesquisar um pouco a respeito, pois ninguém, isso me inclui, precisa sofrer com isso. A causa do problema é, basicamente, uma rejeição devido à falta de compatibilidade entre a fonte selecionada e o programa. Isso se deve pelo arquivo da fonte estar incompleto ou danificado.

Procurando uma forma de contornar o problema, foi possível encontrar algumas soluções básicas como utilizar um gerenciador de fontes, ou apagar os arquivos em questão. Mas, parem pra pensar: e se estivermos lidando com uma quantidade muito grande de tipografias? A partir daqui, vos mostro a raiz da solução.

No illustrator, assim como em qualquer outro software da Adobe, podemos notar que o programa nos fornece um quadro de ajustes que, no caso, podemos acessá-lo pelo endereço: edit > preferences > type…

 

 

 

Logo em seguida, na caixa de diálogo que aparecerá, notaremos uma opção chamada “Enable Missing Glyph Protection”. Desmarque-a.

 

 

Essa opção significa, ao pé da letra, “Ativar Proteção de Signo Visual (no caso, caractere) Perdido”. Sem ela o Illustrator não irá mais repelir nenhuma fonte defeituosa ou corrompida, o que nos permite navegar por seu painel de fonte de forma fluida e livre.

No entanto, se tal marcação existe não se trata de mero capricho da Adobe. Portanto, por mais que desabilitemos esta proteção, tomem cuidado com as fontes que instalam em seus respectivos computadores, pois estas podem ocasionar em bugs, além de serem prejudiciais no que tange o nível de processamento do programa.

 

Bem, espero que tenham achado útil.
Estou aberto a perguntas, palpites e críticas.

Um abraço a todos!



Rodrigo Passos

Ilustrador e Designer estagiando na Virtualize Soluções Criativas. Graduando no curso de Design e Programação Visual pela UFBA - Universidade Federal da Bahia. Atua com a arte-finalização e conceitos de Jogos Eletrônicos em plataformas variadas, além de web-sites, blogs e branding. Fanático por Illustrator, Design e Chrono Trigger.