BlogAnimacao

/ Design

Blog reúne registros de produções animadas

Animações

Animação com 16 frames

Imagens produzidas individualmente são dispostas em seqüência, numa velocidade de 16 quadros por segundo ou mais. É assim, na continua reprodução das imagens que acontece a ilusão – e porque não, magia – da animação.

A técnica mais famosa de animação, considerada de origem clássica, é de longe a mais complexa e conseqüentemente, exaustiva forma de realizar o processo. Mas toda dedicação e disciplina depositada nesse trabalho repercutem no nascimento de uma das mais belas formas de arte e entretenimento.

Ao entrar numa sala de cinema, pronto para consumir “aquele novo desenho animado da Disney” a expectativa não foge da certeza de se divertir, mas é quase impossível não se perguntar como todo aquele espetáculo visual foi feito.

Estudo de movimentação do personagem Alladin

Diferentemente de quando é revelado o segredo de um numero de ilusionismo, tornar evidente o que há por trás de uma animação agrega mais ainda valor á mesma. Exibir todo o processo por trás de um filme, curta ou qualquer peça animada, revela que há muito mais em jogo do que simples desenhos coloridos em tela.

Model sheet de Simba. Personagem do filme O Rei Leão

Se valendo de um acervo significativo de registros e materiais originais, o blog Living Lines Library, torna público documentários making of interessantíssimos, model sheet de personagens, pencil tests de artistas famosos e outras produções, deixando qualquer entusiasta de animação literalmente animado.  Dentro do possível, o Living Lines Library é – como seu próprio nome já salienta – uma fonte incrível de referencias, uma verdadeira biblioteca da animação.



Paulo Daniel Lima