Marca Adobe Flash ActionScript 3

/ Tutoriais

O stage e a hierarquia de conteúdo do Flash

Antes de começarmos a falar de ActionScript 3, precisamos entender como funciona a apresentação de elementos visuais no flash.

O Flash, assim como diversas outras tecnologias trabalha com o conceito de palco (stage ou mesmo canvas). Esse palco é o elemento raiz de uma estrutura hierárquica de conteúdo, onde inserimos elementos dentro de elementos.

Quando arrastamos um MovieClip da biblioteca para o palco, estamos na verdade inserindo esse elemento dentro do palco. Nesse sentido o palco é chamado de pai do elemento inserido (parent) e o elemento inserido é filho do palco (child). Observe que um pai (parent) pode ter diversos filhos (childs), mas um filho tem apenas um pai.

Da mesma forma, quando criamos MovieClips, normalmente compomos ele a partir de MovieClips menores. Por exemplo, vamos supor que eu crie o MovieClip “Carro” composto a partir de 2 MovieClips: “Roda” e “Carroceria”. Veja a imagem abaixo:

Exemplo de MoviClip composto a partir de outros MovieClips.

Figura 1: exemplo de MoviClip composto a partir de outros MovieClips.

 

O conceito de hierarquia exemplificado com o palco se aplica também a esse exemplo. A instância do MovieClip “Carro” (que vemos no palco na figura 1) é pai das duas instâncias do MovieClip “Roda” e da instância do MovieClip “Carroceria” que estão dentro dele.

Atenção: neste momento é importante saber diferenciar os conceitos de item de biblioteca e instância. Caso você tenha dificuldade em diferenciar esses conceitos sugiro a leitura do tutorial Flash e ActionScript 3 – Entendendo o conceito de instância.

Observe que o conceito de pais e filhos só se aplica a instâncias e não a elementos da biblioteca. Em se tratando desses últimos, dizemos que o MovieClip “Carro” é composto pelos MovieClips “Roda” e “Carroceria”. O mesmo MovieClip “Roda” pode ser utilizado para compor outro MovieClip, como por exemplo o “Aviao”.  Já se instanciarmos um “Aviao”, adicionando-o ao palco, as rodas que estão dentro dessa instância do MovieClip “Aviao” serão filhas exclusivamente dessa instância.

Essa estrutura de pais e filhos nos permite, além de organizar e reaproveitar os itens de nossa biblioteca para criar MovieClips, acessar partes de um MovieClip através de ActionScript 3 para executar determinadas ações.

Imagine por exemplo que estejamos trabalhando no desenvolvimento de um jogo de corrida de carro, e queremos que quando o jogador pressione a tecla “espaço” a luz de freio do carro acenda. Podemos acessar a luz de freio de uma instância específica de carro (no caso apenas o carro do jogador) utilizando o operador “.” para navegar entre os filhos de um MovieClip.

[POST INCOMPLETO, RESTANTE DO CONTEÚDO SERÁ DISPONIBILIZADO EM BREVE]

 



Arivan Bastos

Analista de sistemas, desenvolvedor Web e de games. Possui domínio de PHP, SQL e ActionScript 3. Possui conhecimentos avançados em Starling Framework, Corona SDK e Yii Framework. Atua na Virtualize na criação de sites, desenvolvimento de jogos, desenvolvimento de aplicativos mobile e desenvolvimento de aplicativos para redes sociais.