ACSeventos

/ Tutoriais

ActionScript 3 Básico – Eventos

Tutorial actionscript 3

Quando desenvolvemos uma aplicação Flash, frequentemente nos deparamos com situações onde desejamos tomar ações com base em interações do usuário.

Em criação de sites, eu posso desejar que o meu site exiba uma janela de cases apenas quando o visitante clique no botão “Cases” do menu. Ou posso desejar que 5 segundos após o site ser aberto, seja exibido um banner com uma promoção em destaque. No desenvolvimento de jogos, eu posso desejar que o personagem pule quando o jogador pressionar uma tecla.

“Usuário clicar no botão”, “passar 5 segundos”, “jogador pressionar uma tecla” são eventos. Eventos nada mais são que acontecimentos. Eles podem ser oriundos da interação do usuário ou não. Existem diversos tipos de eventos: clique do usuário, usuário digita uma tecla, usuário move o mouse, fim de load de uma imagem externa, passagem de tempo, etc.

Quando queremos tomar ações a partir da ocorrência de um evento precisamos definir o tratador do evento (event handler). Fazemos isso criando uma função, que será invocada quando aquele evento acontecer.

Vamos a um exemplo simples, onde irei exibir uma mensagem a depender da posição do cursor do mouse em relação a um MovieClip. Vamos criar um MovieClip chamado bola_mc e adicionarmos ao centro do Stage.

Adicionemos também um Dynamic TextField abaixo da bola, chamado texto_txt.

Atenção: alguns dos tutoriais estão com imagens do Adobe Flash CS3 (o que é bem antigo), mas não se preocupe, pois os mesmos conceitos se aplicam as versões mais novas do Flash, e a interface das versões mais novas também são bem parecidas com as do Flash CS3.

Criando MovieClip "bola_mc".

Criando MovieClip “bola_mc”.

Adicionando Dynamic Text.

Adicionando Dynamic Text.

 

Vamos inserir o código ActionScript 3 para tratar alguns eventos sobre o objeto bola_mc. Para isso, clicamos na primeira frame da timeline e pressionamos F9:

O método addEventListener, pertencente a classe MovieClip, permite que associemos uma função tratadora de eventos a um event. “addEventListener” significa mais ou menos “adicionar ouvinte do evento”. E é isso que acontece.

A função que informamos como 2° parâmetro desse método irá ser notificada sempre que o evento definido pelo 1° parâmetro do método addEventListener ocorrer.

Execute o exemplo e veja o resultado. Passe o cursor do mouse sobre o círculo. Posicione fora do círculo. Clique no círculo.

Nos próximos tutoriais iremos estudar estruturas condicionais e de repetição, fundamentais para elaboração de rotinas ActionScript 3 mais complexas. Caso tenha dúvida, sinta-se a vontade em perguntar!



Arivan Bastos

Analista de sistemas, desenvolvedor Web e de games. Possui domínio de PHP, SQL e ActionScript 3. Possui conhecimentos avançados em Starling Framework, Corona SDK e Yii Framework. Atua na Virtualize na criação de sites, desenvolvimento de jogos, desenvolvimento de aplicativos mobile e desenvolvimento de aplicativos para redes sociais.