Plugin Wp Ecommerce – Inserção de Campos

Inserindo um novo campo em Produto

Plugin WPEcommerce

/ Tutoriais

Nesse tutorial irei abordar como podemos modificar o plugin Wp-Ecommerce para adaptá-lo à necessidade do projeto, especificamente os produtos.

Sabemos que uma loja, a depender do seguimento (roupas, calçados, alimentos, etc.), possui diferenças nas características dos seus produtos. Por exemplo, em uma roupa talvez seja necessário a exibição da composição ou o nome do estilista e assim por diante. O plugin permite somente a exibição genérica de informações que são contempladas por todos os produtos, como preço, quantidade de estoque, descrição, foto do produto, etc.

Para inserirmos novos campos ao nosso produto, precisamos ter o conhecimento de alguns arquivos onde estão armazenadas as funções que geram esses campos.

Vou utilizar como exemplo a loja de roupas e inserir um campo que vai representar o estilista que criou aquele produto.

Primeiramente precisamos acessar o arquivo wpsc_query. php localizado em

wp-contents/plugins/wp-ecommerce/wpsc-includes/wpsc_query.php

Esse arquivo é responsável por todas as funções de consulta ao banco de dados através da variável $wp_query e as funções de exibição de produtos.

O Plugin utiliza a classe WPSC_QUERY que define variáveis importantes que serão utilizados para a exibição das informações do produto.

No nosso caso, iremos criar o campo “author” representando o estilista que desenhou o produto. Para isso, iremos alterar o banco de dados (tabela wp_wpsc_product_list ) e o arquivo wpsc_query.php.

Primeiro vamos adicionar o atributo author na tabela wp_wpsc_product_list no banco de dados.

Depois de adicionado, podemos então modificar o arquivo wpsc_query.php.

No arquivo encontraremos a função wpsc_the_product_title();

Essa função é responsável por exibir o nome do produto, então criaremos uma função semelhante a essa mas que retorna o nome do autor (estilista) do produto.

FUNÇÃO PARA EXIBIR O TÍTULO DO PRODUTO

Essa função chama a variável global $wpsc_query onde estão armazenados os atributos que retornam os valores referentes ao produto.

Para facilitar o entendimento, em outra parte do código desse mesmo arquivo foi criado uma classe WPSC_QUERY que retorna alguns atributos listados.

A função utilizando a variável global wpsc_query retorna outra função chamada the_product_title();

A função the_product_title() retorna o atributo name da variável product declarada na variável global $wpsc_query.A variável product é declarada no mesmo arquivo fazendo uma consulta ao banco de dados.Quando chamamos, por exemplo, [‘name’] na variável product, o atributo retornado será o nome do produto.

Faremos o mesmo procedimento para criar a função de exibição do autor do produto.

FUNÇÃO CRIADA PARA EXIBIR O AUTOR DO PRODUTO

Será necessário também a inserção do atributo author na função fill_query_vars(), que preenche as variáveis de consulta que não existem dentro do parâmetro.

Pronto!Feito isso, a nossa função de exibição do autor está criada e pronta para exibir o autor do produto. Agora precisamos criar no painel administrativo o campo que receberá o valor do autor e repassará para função, cadastrando assim no banco de dados e exibindo posteriormente aonde for chamada.

Utilizaremos o arquivo display-items-functions.php localizado em:

wp-contents/plugins/wp-ecommerce/wpsc-admin/includes/display-items-functions.php

Esse arquivo é responsável por exibir as funções genéricas e os formulários de exibição dos produtos. É aonde inserimos, por exemplo, o campo input de rótulo autor, na qual o usuário preencherá a informação do produto autor equivalente ao produto.

É necessário identificar a posição onde será inserida o formulário. Para isso observe no painel, na página de inserção de produtos a posição que deseja inserir o novo formulário.

Após identificado, será necessário adicionar o seguinte código :

Esse código exibe um input que retorna o valor representando o nome do autor.O código marcado em vermelho é responsável por capturar o valor digitado no input e armazená-lo através da variável $product_data no banco de dados.



Virtualize Soluções Digitais

Empresa especializada na criação de sites, desenvolvimento de jogos, de aplicativos para celular e para redes sociais como o Facebook. Localizada em Salvador - BA.