wpcommerce

/ Tutoriais

Plugin Wp Ecommerce – Funcionamento

Estrutura de Funcionamento

No primeiro tutorial foram abordados os aspectos gerais do plugin quando instalado. Nesse artigo irei mostrar como o plugin funciona em parceria com o WordPress.

O plugin Wp Ecommerce trabalha com o conceito de shortags.Inicialmente, ao instalarmos o plugin, são criadas automaticamente quatro páginas chamadas de products page,checkout, transaction results e your account.

A página products page é responsável pela exibição da loja virtual na qual estarão sendo exibidos todos os produtos.

A página checkout é responsável pela listagem de todos os produtos que foram adicionados ao carrinho bem como o preenchimento do formulário que permitirá a conclusão do pedido.

A página transaction results é responsável por exibir a conclusão do pedido que foi realizado, exibindo os produtos que foram solicitados.É uma página de conclusão, informando o que acontecerá posteriormente, como por exemplo, se o pagamento permitido for o manual, será enviado um e-mail informando os dados da conta bancária que receberá o valor referente ao pedido.

Já a página your account é responsável por exibir todas as transações que foram efetuadas por determinado usuário que esteja logado.É possível visualizar os logs de compras anteriores,em aberto e as informações do usuário.

O Plugin insere nessas páginas um shortag que referencia determinado arquivo, no qual estão listados todos os códigos que realizam as funcionalidades descritas.

Por exemplo, dentro da página produtcs page você encontrará a shortag [productspage].

Essa shortag faz referência ao arquivo products_page.php localizado na pasta do seu tema.Nesse arquivo é possível fazer todas as alterações possíveis que dizem respeito à exibição dos produtos na loja.

A página Checktou utiliza a shortag [shoppingcart] que faz referência ao arquivo shopping_cart_page.php.

O Plugin utiliza funções que facilitam e permitem a customização da sua loja.

Nesses arquivos você pode alterar a exibição dos produtos, removendo funcionalidades existentes ou adicionando novas.

Essa forma de fragmentar a exibição dos conteúdos das páginas via shortag é muito interessante, pois organiza o código, permitindo a alteração específica de uma parte da sua loja, modificando somente o arquivo correspondente de forma que ao modificar o tema nas configurações, ele permanecerá utilizando esse conceito, porém resgatando o arquivo do tema ativado.



Virtualize Soluções Digitais

Empresa especializada na criação de sites, desenvolvimento de jogos, de aplicativos para celular e para redes sociais como o Facebook. Localizada em Salvador - BA.