flashacs3

/ Tutoriais

Flash e ActionScript 3 – Visão Geral

Tutorial actionscript 3

O Adobe Flash é uma ferramenta que permite a produção de conteúdo animado e interativo, e que é utilizada principalmente para criação de sites, desenvolvimento de jogos, criação de aplicativos mobile e criação de aplicativos para redes sociais.

Você pode acessar uma lista de sites incríveis feitos em flash no http://www.dopeawards.com/ (aliás, o próprio DopeAwards é feito em flash). Exemplos de jogos em flash você pode encontrar em portais de jogos ou mesmo em jogos de Facebook (em ambos os desenvolvedores utilizam extensivamente o Flash/Actionscript como plataforma de desenvolvimento). Por fim, aplicativos desenvolvidos em Flash/AIR também são muitos, nós já desenvolvemos alguns, como por exemplo o Quebra-Cabeça da Xelinha.

Toda essa versatilidade do Flash/Actionscript para criação de sites, aplicativos e jogos vêm das seguintes características:

  • Possibilidade de uso de bitmaps e vetores: no flash você pode trabalhar tanto com vetores como com bitmaps. Dessa forma, você pode criar aplicações híbridas, obtendo o melhor dos dois mundos. Os vetores geram arquivos pequenos (rápidos para serem baixados na internet) e os bitmaps são rápidos para processar, possibilitando a criação de aplicações de bom desempenho.
  • Facilidade de uso e aprendizado: a interface do flash utiliza ferramentas de desenho presentes em diversos programas e uma estrutura de camadas (layers) e de quadros-chave que tornam fácil a criação, desenho, pintura, animação e organização do projeto.
  • Ambiente integrado de edição visual e programação: em um único ambiente você consegue organizar a interface de sua aplicação, utilizando o próprio Flash, e programar o comportamento dessa interface.
  • Publicação em diversos formatos: no flash você pode gerar arquivos para serem usados em uma página da internet, em um pc desktop ou em um dispositivo mobile. E isso tudo conhecendo apenas uma linguagem de programação.

Como nem tudo são flores, o Flash também possui suas desvantagens:

  • Restrições de uso em sites: por questões de segurança, sites em flash não funcionam em dispositivos móveis iOS (ipad, ipod e iphone). Além disso, com o surgimento do HTML 5 muito tem se questionado a respeito do futuro do flash, mas essa é uma longa discussão…
  • Desempenho em dispositivos móveis: o desempenho do flash em dispositivos móveis ainda deixa a desejar, fazendo com que ele não seja indicado para certos tipos de aplicação.

O ActionScript (popularmente referenciado simplesmente como AS) é a linguagem de programação do Flash. Muitas pessoas estigmatizam as linguagens de programação. Acreditam que é “coisa de maluco” aqueles “numerozinhos” e códigos coloridos. Na verdade, as linguagens de programação são linguagens como outras quaisquer: apenas definem uma gramática e uma sintaxe para que se possa expressar uma ideia através de símbolos.

O ActionScript permite dizermos ao flash o comportamento que esperamos que os elementos de nosso projeto tenham de acordo com as interações do visitante. Podemos expressar idéias como:

“Se o visitante clicar neste botão, eu quero que você exiba essa sessão.”

Podemos ainda expressar idéias mais complexas, como por exemplo:

“Na primeira vez que o visitante clicar nesse botão, exiba esta animação e depois vá para a sessão X. Já na segunda vez, vá direto para essa sessão X.”

Infelizmente, a forma como escrevemos as idéias citadas anteriormente em ActionScript não são tão próximas da nossa comunicação comum, e isso é o maior dificultador para quem está começando (e principalmente para quem não é da área de computação). Mas programar em ActionScript não é difícil, exige apenas dedicação para aprender, planejamento e organização para executar.

Compartilharemos em nosso Blog uma boa parte da experiência e aprendizado que tivemos com essa incrível tecnologia através de tutoriais. Para quem está começando a programar sugiro utilizar os tutoriais “ActionScript Básico”. Quem já tem experiência com programação e deseja apenas ver exemplos de como pode realizar tarefas específicas no Flash / ActionScript 3, pode pular esse tutoriais.

Um grande abraço e até o próximo post.



Arivan Bastos

Analista de sistemas, desenvolvedor Web e de games. Possui domínio de PHP, SQL e ActionScript 3. Possui conhecimentos avançados em Starling Framework, Corona SDK e Yii Framework. Atua na Virtualize na criação de sites, desenvolvimento de jogos, desenvolvimento de aplicativos mobile e desenvolvimento de aplicativos para redes sociais.