hierarquia WP

/ Tecnologia

Entendendo a Hierarquia do WordPress

e as Tags de Inclusão

O WordPress foi consagrado como uma plataforma para desenvolvimento de blogs, porém a sua facilidade e versatilidade tem feito com que muitos desenvolvedores adote essa plataforma para gerenciar os seus sites.Os motivos são diversos, dentre os quais podemos destacar a possibilidade de escalabilidade, ou seja, o crescimento do seu site/empresa é facilmente acompanhado pela estrutura oferecida pelo WordPress, estrutura facilitada para o SEO , utilização de URL amigável, interatividade entre painel e suas funções com o usuário final, etc.

Porém nesse post falaremos especificamente sobre o funcionamento da sua estrutura.

O wordpress utiliza uma idéia de hierarquia muito interessante, que facilita o desenvolvimento e a montagem dos seus websites.

Por padrão, cada página que será visualizada possui um arquivo específico para exibição.

Abaixo segue uma lista com os arquivos utilizados:

  • Página de Erro 404 – 404.php
  • Histórico e Arquivo – archive.php
  • Index de Histórico e Arquivo – archives.php
  • Página de uma Categoria – category.php
  • Comentários – comments.php
  • Rodapé – footer.php
  • Cabeçalho – header.php
  • Links – links.php
  • Home e Principal – index.php
  • Páginas – page.php
  • Post – single.php
  • Formulário de busca – searchform.php
  • Resultados de busca – search.php
  • Sidebar – sidebar.php
  • Stylesheet – style.css

Por padrão, o arquivo principal requisitado pelo wordpress para a existência de um tema é o index.php.Tomamos por exemplo um site que possui uma categoria Cursos.Cada post que for inserido nessa categoria precisará de uma página específica para exibí-lo.O WordPress utiliza então o arquivo single.php.Nesse arquivo conterá as instruções em php e html que exibirá o conteúdo característico de uma página de exibição de post.Se fosse a exibição de uma página, utilizaríamos o arquivo page.php e assim por diante.Essa hierarquia permite que sites desde a complexidade simples até as mais avançadas sejam desenvolvidos.

Ainda no exemplo da categoria curso, caso fosse permitido a exibição de uma página que exibisse todos os post que já foram inseridos na categoria Cursos, teríamos a necessidade de criar o arquivo category.php.

Se o arquivo responsável pela exibição do conteúdo que foi selecionado não estiver disponível, o wordpress considera o index.php.

O WordPress disponibiliza algumas tags de template de inclusão de arquivos que facilitam o desenvolvimento do seu tema.Por exemplo, digamos que o site que será desenvolvido possua um cabeçalho comum a todas as páginas.Seria inviável se em cada arquivo você tivesse que duplicar o o mesmo código do cabeçalho.Isso aumentaria o tamanho das suas páginas e geraria um código que poderia ser compactado utilizando-se o include.No php utilizamos o include(); , porém no wordpress utilizamos a tag get_.

Veja a lista abaixo:

Se for o arquivo sidebar – > get_sidebar();

header – get_header();

footer – get_footer();

Pode surgir também a necessidade de se criar, por exemplo, cabeçalhos diferenciados em algumas páginas.Podemos criar arquivos diferenciados e exibí-los da mesma forma, utilizando-se o get.

A diferença é que passamos o nome por parâmetro da função.

Exemplo:

Exibir em meu site um cabeçalho para a Home e outro cabeçalho com algumas alterações para as páginas internas.

Será necessário a criação do arquivo header.php e para as páginas internas um header-interno.php

Lembrando que o nome “interno” é hipotético nesse caso, podendo ser modificado por qualquer outra palavra, desde que ao ser chamado como parâmetro na função, seja o mesmo nome que foi dado.

Para chamarmos utilizando a tag de inclusão, teríamos algo assim:

get_header(); -> Página Home  = Inserido no arquivo index.php

get_header(‘interno‘); – > Páginas Internas = Inserido em outros arquivos que exibirão as páginas internas

A utilização dessas tags facilitam bastante o desenvolvimento do seu blog/site!



Virtualize Soluções Digitais

Empresa especializada na criação de sites, desenvolvimento de jogos, de aplicativos para celular e para redes sociais como o Facebook. Localizada em Salvador - BA.